6 maneiras de fazer email marketing com eficiência

6 maneiras de fazer email marketing com eficiência

6 maneiras de fazer email marketing com eficiência

Há alguns dias escrevi sobre a importância de fazer uso imediato do email marketing em seu blog utilizando argumentos com base na fidelização, geração de tráfego, monetização entre outros. Agora chegou o momento de demonstrar maneiras eficazes de se utilizá-lo. Existem algumas dicas valiosas de se proceder com o objetivo de que o seu uso não seja inapropriado e tenha o efeito reverso de afugentar os contatos, pois tudo que um blogueiro não quer é que o esforço de conseguir contatos tenha sido em vão. Dessa forma, não basta apenas enviar emails aos contatos sem que tenha em consideração fazê-lo de modo  eficiente ao ponto de proporcionar resultados positivos.

Envie conteúdos relevantes para sua lista

Caso não se tenha uma estratégia definida de envio de emails para sua lista de contatos, essa ação pode se tornar um transtorno em vez de gerar benefícios. Se as mensagens não forem contextualizadas e nem terem a relevância esperada pelo leitor, ele pode reconsiderar a permanência no rol de assinantes de seu blog.

O email marketing funciona se houver uma conexão entre o conteúdo e a importância dele para quem lê. Comprovadamente, quando há uma relação de necessidade entre os emails e os subscritores, existe a tendência deles serem plenamente fidelizados e se tornarem grandes suportes do blog, elogiando, sugerindo melhoras, criticando, compartilhando, porque eles ficam contentes com a evolução do blog.

Ao organizar uma campanha, analise se ela tem fundamento para o seu público. Caso haja alguma diversidade no engajamento dos assinantes, uma dica interessante é segmentar os contatos de acordo com critérios pré-estabelecidos desde o momento da inscrição.

Solicite autorização do seu leitor… sempre!

É uma situação desagradável quando entramos em nossa caixa de email e nos deparamos com mensagens que não foram autorizadas. O indesejado spam é uma praga que infesta a internet e que os provedores ainda não conseguiram achar uma forma de eliminá-lo de vez da rede.

Todos os dias recebo dezenas de spans de pessoas que se dizem empreendedoras online promovendo negócios para ganhar dinheiro, é uma prática que atinge diretamente a imagem dos profissionais sérios do internet marketing. As mensagens não autorizadas são intrusivas e constituem em uma violação.

Ao fazer o email marketing profissional jamais use o expediente do spam, o seu contato deve adentrar sua lista por livre e espontânea vontade, bem como sair dela quando bem desejar, e isto quer dizer que em todas as suas campanhas de email marketing deve haver uma menção clara ao cancelamento da subscrição, de preferência logo no início, deixando evidente para o leitor sua preocupação antispam.

Não utilize o email marketing apenas para vender

É certo afirmar que o email marketing é um canal muito interessante para vendas, isso acontece pela relação de confiança estabelecida. Afinal, se um blogueiro de sua confiança promove um produto, ele deve ter uma qualidade ímpar que vai ser um agregador de valores aos seus projetos de rentabilização na internet.

Contudo, o exagero pode não ser visto com bons olhos. Na hipótese de um blog se ater exclusivamente a oferecer e-books, oportunidades de negócios multinível e de afiliados ou um novo infoproduto revolucionário sem nenhum tipo de informação em suas mensagens, pode acarretar descrédito e ser o início da ruína

É lógico que se deve sim organizar campanhas com foco em vendas, mas elas só têm resultados quando vêm acompanhadas de muito conteúdo, de muita informação que vai ajudar a desenvolver pessoas e formar empreendedores inteligentes e que, por sua vez, irão disseminar uma atitude consciente em seus negócios na internet.

Utilize o follow up para manter o seu leitor conectado

Uma atitude que considero errada é o abandono dos leitores. Pois bem, um visitante entrou no seu blog, leu seu(s) artigo(s), recebeu o seu brinde e se tornou um subscritor. E agora o que acontece? Bem, imagina-se que ele esteja ávido por receber informações, aprender coisas novas e quem sabe colocá-las em prática. Mas nada acontece.

Isso é um erro grave, pois houve um sentimento de desamparo que será interpretado de modo negativo pelo subscritor. Lembra daquela frase “a primeira impressão é a que fica”? que de tão dita virou um clichê. Às vezes os clichês devem ser levados em consideração. Qual a impressão que ficou neste caso?

Por isso eu aconselho a utilização da técnica de follow up que consiste em envios de mensagens automatizadas com duração escolhida previamente e que tem o poder de tornar o leitor mais conectado a seu blog e, via de regra, ao conceito e filosofia de seu trabalho. Se não o faz, comece agora mesmo e monitore os resultados.

Há vídeos tutoriais de altíssima qualidade que explicam como o follow up é essencial para o sucesso de um blog.

Incentive seus leitores a clicarem em seus links

O email marketing é um fato gerador de tráfego, porém ele só terá eficiência caso haja um incentivo para isso. De nada adianta fazer um belo texto se não houver um link nele ou quando existir, não constar uma orientação para que o leitor faça o clique.

Evidentemente, não se deve abusar no número de links já que o excesso pode aumentar o nível de medição antispam o que fará a taxa de abertura cair drasticamente e o remetente ganhar ares de indesejável nos provedores.

Em todo caso, a exposição do link e o chamado para a ação é algo obrigatório para que o email marketing seja um elo para a formação de um tráfego cada vez mais abundante e atinja sucesso na promoção das campanhas.

Crie mensagens curtas

As mensagens não podem ser grandes, quase um artigo, isso desestimula a continuidade da leitura e o seu email será aberto mas não alcançará o objetivo de ser lido, apreciado, compartilhado e clicado.

O email marketing deve utilizar a técnica de texto curto, objetivo e que convida o leitor a conhecer o artigo ou produto em questão. Dessa forma, se você conseguir produzir uma mensagem de três a cinco linhas atrativa que incita o leitor a conhecer o conteúdo original mais amplo as chances dela ser bem sucedida são enormes.

E você, quais técnicas utiliza para fazer um email marketing eficiente? Compartilhe conosco!

By | 2018-10-29T15:24:28+00:00 October 29th, 2018|Marketing Digital|0 Comments

Leave A Comment