Como fazer um blog profissional? aprenda agora

Como fazer um blog profissional? aprenda agora

Como fazer um blog profissional? aprenda agora

Todo empreendedor digital sabe que, trabalhar com blog, é a forma mais profissional que existe de trabalhar pela internet. Ele gera autoridade e engajamento dentro do nicho de atuação e é responsável por geração de receita a longo prazo.

Mesmo com todas esses fatores à favor, alguns empreendedores não conseguem ter resultados expressivos através de seus blogs. Isso se deve a falta de planejamento, pois a grande maioria quer ganhos rápidos e acabam deixando a desejar a estruturação e produção de conteúdo de seus sites.

Uma grande parte de produtores de cursos de marketing digital usam chamadas poderosas em suas cartas de vendas, coisas como “seu negócio online rentável e escalável”, “sua mina de ouro na internet” e as pessoas caem nesses ardis acreditando existir uma fórmula milagrosa de ganhar dinheiro sem muito esforço. Uma notícia boa é que existem sim cursos de qualidade, mas como dizia meu avô “Vai ter que trabalhar muito camarada”

Se você acreditou em uma dessas promessas e agora está com um blog que não gera resultados, saiba que não é o único. Existem milhares de sites e blogs que são abandonados por seus donos que acreditam que o fracasso se deve ao curso que fizeram e nunca, à falta de planejamento.

Para ter resultados trabalhando com blog, é preciso determinar quais são os objetivos desejados, colocar isso dentro de um tempo estipulado e ir acompanhando o desempenho através das métricas. Todos os negócios na internet são rentáveis e escaláveis desde que haja dedicação e perseverança.

Tudo o que for aprendido nos cursos deve ser aplicado exaustivamente até que os resultados comecem a aparecer. Ninguém realiza vendas da noite para o dia sem um bom trabalho de estruturação e, principalmente, ação massiva no que diz respeito a implementação das estratégias e técnicas aprendidas.

Quando falamos de blog pensamos em um site limpo que traga informações relevantes para um determinado tipo de audiência, dentro de um nicho de mercado específico. Mas o que diferencia um blog profissional de um amador ?

Essa terminologia existe realmente ou, é apenas uma forma de diferenciar blogs que vendem dos que não vendem. Vejamos 3 fatores principais que determinam o profissionalismo de um blog.

Domínio e hospedagem próprios

A primeira coisa que aprendemos nos cursos de marketing digital é que, um blog só passará profissionalismo se possuir nome e hospedagem próprios. Essa afirmação é muito tendenciosa já que muitas pessoas que dizem isso são afiliadas de serviços de hospedagem. Existem milhares de blogs que geram resultados e que estão em plataformas gratuitas como o Blogger.

O fato é que em termos de design e personalização, realmente as hospedagens pagas são recomendadas. Também, no caso desse host suspender os serviços você não ficará na mão tendo que providenciar uma mudança rápida na forma de trabalhar.

Presença de conteúdo de qualidade

Profissionalismo e resultados positivos estão diretamente ligados ao conteúdo que colocará em seu blog. Por mais que os pseudo-gurus digam que o Google não liga para conteúdo na hora de ranquear um site, sua audiência não está interessada nisso e entra no blog para ler algum artigo que resolva um problema ou uma dor específica. Isso só é possível através da produção de conteúdo relevante para essas pessoas.

Um blog profissional é recheado de conteúdo de qualidade e, mesmo que contenha links de afiliado no meio do texto, eles estarão tão misturados no contexto que os leitores nem se aperceberão disso (na verdade a maioria dos leitores nem sabe que isso existe).

Preocupação com os problemas da audiência

Um blog profissional disponibiliza canais de contato para que os leitores possam fazer perguntas e dirimir dúvidas. A pior coisa que pode acontecer é alguém pedir ajuda nos comentários de um post e não obter resposta. Ative corretamente os avisos de comentários nos seus artigos, responda todos diretamente. Alguns blogueiros têm o péssimo hábito de colar respostas prontas que não atendem o que os leitores perguntam e comentam. Interaja com sua audiência. Da próxima vez que ela precisar de novos ensinamentos virá até você novamente. Trate-os como gostaria de ser tratado.

 

O profissionalismo de um blogueiro é intrínseco à responsabilidade que ele assume de, realmente ajudar sua audiência mesmo que não ganhe nada fazendo isso. Agora que já aprendeu como fazer um blog profissional, mãos a obra!

By | 2018-06-22T00:46:25+00:00 June 22nd, 2018|ganhar dinheiro|0 Comments

Leave A Comment