Como pagar boleto bancário depois do vencimento

Como pagar boleto bancário depois do vencimento

Como pagar boleto bancário depois do vencimento

Como pagar boleto bancário depois do vencimento

Vida atribulada, muito trabalho a fazer, outras contas a pagar. E, quando você se dá conta, passou a data de vencimento daquele boleto bancário que estava no fundo da caixa de correio. O que fazer em situações como essa? É possível pagar o boleto mesmo assim? Precisa pedir uma segunda via? Quando é necessário pagar multas de atraso e juros?

É importante saber como realizar o pagamento do boleto bancário vencido para que não haja erros de compensação e eventuais pagamentos insuficientes. Confira, então, algumas informações para que você saiba como lidar com essas circunstâncias.

O boleto bancário venceu, o que eu faço?

Na maioria das vezes, o boleto bancário pode ser quitado em qualquer banco ou casa lotérica – através dos caixas eletrônicos, aplicativos dos bancos ou internet banking – até a data do seu vencimento. Após esse período, os pagamentos só são aceitos nas instituições bancárias que geraram o boleto da cobrança.

Controle financeiro ajuda a não se perder nas datas de vencimento. Foto: iStock, by Getty Images

É importante observar que alguns boletos bancários não necessitam ser emitidos novamente, podendo assim, ser pagos com o mesmo código do título vencido. Situações assim são comuns em contas de água, luz e telefone, além das faturas de cartão de crédito, que possuem sistemas de pagamento que acumulam os encargos automaticamente na fatura seguinte.

Esses boletos são chamados de contra apresentação, não tendo um vencimento estipulado para que não possam ser recusados pelo caixa.

Mas, em certos casos, nem esse meio de pagamento pode ser usado mais. É preciso, então, encarar as filas das agências bancárias para calcular os juros e as multas, e providenciar uma segunda via.

Quando eu solicito uma segunda via?

A necessidade de acréscimo de juros e multa estará prevista no campo “instruções de pagamento” presente em cada boleto bancário. Antes de realizar pagamentos com o prazo expirado, verifique sempre essa aba, pois isso evita que os valores pagos sejam divergentes dos devidos.

Caso seja necessário emitir um novo título de pagamento, os caixas dos bancos vão fazer isso automaticamente, assim como muitos sistemas de pagamento online — internet banking — e aplicativos mobile já o fazem atualmente.

By | 2018-10-19T18:00:24+00:00 October 19th, 2018|Finanças|0 Comments

Leave A Comment