Confira 6 razões para ter e manter o nome limpo na praça

Confira 6 razões para ter e manter o nome limpo na praça

Confira 6 razões para ter e manter o nome limpo na praça

Ter o nome limpo na praça deveria ser uma realidade para a maioria dos brasileiros, afinal, todo consumidor consciente deve honrar com seus compromissos. Na prática, porém, não é bem assim que funciona.

Seja pela falta de um planejamento financeiro adequado ou outro problema semelhante, 67% da população brasileira já ficou negativada em algum momento da vida. Foi o que apontou pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) neste ano.

Apear do dado negativo, grande parte dos brasileiros reconhecem a importância de manter as contas em dia.

Dentre os consumidores entrevistados, 82% consideram que ter o nome limpo na praça é um dos bens mais preciosos que uma pessoa pode ter. Ainda assim, muitas vezes, eles optam por deixar de pagar algum compromisso financeiro para utilizar o dinheiro na aquisição de um produto que tanto desejam ter, mesmo sendo supérfluo.

Quem mantém o nome limpo possui acesso facilitado às opções de crédito. Foto: Pixabay

Importância de ter o nome limpo na praça

Afinal, qual é a importância de ter o nome limpo na praça? Para o educador financeiro Rodrigo Marroni, primeiramente, por se tratar de uma questão moral e que nunca deve ser esquecida. “Você comprou algo de alguém que lhe concedeu crédito. Se não pagou, não cumpriu com a sua palavra”, diz.

Além disso, você também está prejudicando o negócio de alguém e isso já seria motivo suficiente para não ter o seu nome sujo e se manter com as contas em dia.

Quer mais razões para proteger o seu nome, que é seu maior patrimônio? Confira seis delas:

1. Facilidades para financiar uma compra.

2. Acesso ao crédito é facilmente dado pela maioria dos bancos.

3. Conseguir firmar contratos com prestadores de serviço.

4. Não correr o risco de perder uma vaga de emprego por estar com o nome sujo.

5. Abrir uma conta corrente ou adquirir um cartão de crédito sem dificuldades.

6. Ter acesso a vistos de entrada em outros países com mais facilidade.

Lembre-se: ter dividas não é errado. O erro está em adquirir um débito com a intenção de não pagá-lo. Por isso, sempre que suas contas não fecharem, procure resolver suas pendências o mais rápido possível. A negociação da dívida é uma opção e os credores também costuma estar abertos a ela.

By | 2018-11-07T17:01:33+00:00 November 12th, 2018|Finanças|0 Comments

Leave A Comment