CPF suspenso: consequências vão do Imposto de Renda à conta bancária

CPF suspenso: consequências vão do Imposto de Renda à conta bancária

CPF suspenso: consequências vão do Imposto de Renda à conta bancária

O assunto não é novidade. Quando se tem o CPF suspenso, consequências nada animadoras nos esperam mais à frente. Afinal, o documento é indispensável para uma série de coisas que precisamos fazer, não apenas para parcelar compras.

Para quem CPF suspenso, consequências como não poder abrir crediário em loja são apenas o começo. O cidadão nessa situação também não pode abrir conta corrente ou poupança, não pode tomar empréstimos, participar de concursos públicos, fazer passaporte, receber aposentadoria, assinar financiamento habitacional ou receber prêmio de loteria.

Como regularizar CPF suspenso: consequências posteriores

Geralmente, apenas um motivo leva torna o CPF suspenso: consequências de erros nos dados do cidadão junto à Receita Federal. Um exemplo é o Título de Eleitor cadastrado com o número incorreto nas bases da Receita.

É interessante saber quando você verifica um problema no CPF por meio de um estabelecimento comercial, nem sempre é CPF suspenso. Consequências por não entregar uma declaração de Imposto de Renda, por exemplo, colocar o seu documento no status de “pendente de regularização”.

Você vai se interessar por:

Hoje em dia, o cidadão pode se informar sobre o status do seu CPF pela internet. No site da Receita Federal é possível fazer uma consulta gratuita. Basta digitar o número do CPF e a data de nascimento, que o sistema informa seu nome completo, a situação cadastral do seu CPF, sua data e inscrição e o dígito verificador.

CPF suspenso: consequências são negativas, mas é fácil de regularizar

Como a suspensão do CPF geralmente ocorre por um erro de cadastro, o melhor a fazer é comparecer a uma agência da Receita Federal, munido de documentos para verificar onde está o erro e providenciar a correção.

Além do CPF suspenso, consequências de irregularidades ainda podem colocar seu documento no status de “pendente de regularização”, “cancelado” e “nulo”. Quando tudo estiver correto, ele aparece como “regular”. No site da Receita Federal  há uma série de perguntas e respostas sobre o documento.

Definitivamente, ficar com o CPF suspenso é um problema e tanto. Em algum momento da sua vida, você vai precisar fazer coisas como abrir conta em banco ou, mais tarde, receber aposentadoria. Por conta disso, é bom verificar direitinho a sua situação e, em caso de irregularidade, reverter o quanto antes.

By | 2018-10-24T16:59:53+00:00 October 24th, 2018|Finanças|0 Comments

Leave A Comment