Tipos de Auditoria

Tipos de Auditoria

Tipos de Auditoria

Tipos de Auditoria

Você tem uma empresa e ainda não conhece todos os tipos de auditorias existentes? Em qualquer negócio, por mais simples que seja, são necessários métodos de auditoria cujo objetivo é alcançar a máxima transparência em relação às políticas financeiras e econômicas da empresa.

Este sistema  é considerado como a atividade que visa a revisão e verificação de todas as contas da empresa anual e outras demonstrações financeiras e documentos contábeis.

No entanto, embora as empresas tradicionalmente falam de ” auditoria”, a realidade é que existem muitos tipos, dependendo do tipo de resultado que queremos obter através dele, e então analisaremos algumas das características mais frequentes das auditorias.

Características das auditorias

Embora haja exceções como em tudo, em primeiro lugar, a auditoria deve ser realizada de acordo com as normas contábeis aceitas por contrato de maneira generalizada.

O auditor emitirá um relatório de auditoria capaz de ter efeitos sobre terceiros nas demonstrações financeiras da empresa, com base na investigação realizada como uma análise, seguindo os preceitos descritos acima.

Além disso, deve-se notar que a Lei considera que este tipo de auditorias deve ser realizado por um profissional qualificado e independente da empresa, sem qualquer interesse, e deve usar métodos adequados de revisão e verificação.

No entanto, como dissemos nos pontos anteriores, como resultado do desenvolvimento econômico-social, a auditoria foi dividida em diferentes classes, dependendo do objeto de estudo e das técnicas que serão utilizadas para realizar a análise.

Para isso, encontramos os seguintes tipos de auditoria em geral.

Classes de Auditoria

Dependendo do que você deseja examinar e do modo como é feito, podemos encontrar diferentes tipos de auditorias, entre as quais podemos encontrar:

  • Auditoria externa ou legal: é a mais conhecida e consiste na análise das contas do balanço anual de uma empresa através de um auditor externo profissional por exigência legal. Tem efeito de inscrição no Registro Mercantil.
  • Auditoria interna : é realizada pelos funcionários do negócio, para investigar a validade dos métodos de operação e sua consistência com relação à política geral da empresa. Para fazer isso, certos detalhes que intervêm nos processos e mecanismos internos são avaliados. É um tipo de auditoria muito realizada para o controle de estoque, conhecida também como inventário de estoque  no setor de logística. É uma ferramenta fundamental para o controle interno e, uma vez concluída a análise, ele emitirá um relatório para a administração ou para os órgãos superiores da equipe, para avaliar possíveis soluções referentes aos problemas encontrados.tipos de auditoria
  • Auditoria operacional : este tipo de auditoria é realizada por um profissional qualificado e visa avaliar a empresa e sua gestão para aumentar a eficiência e eficácia, para uma melhoria significativa na produtividade. Não precisa ser desenvolvido por alguém dentro da empresa, mas a própria gerência pode contratar um profissional especializado nela. O auditor analisará o sistema e proporá idéias com melhorias úteis.
  • Auditoria de sistemas ou especiais : neste grupo encontramos outro tipo de auditoria que visa avaliar outros tipos de fatores não econômicos, como a auditoria de software , entre muitos outros.
  • Auditoria abrangente : esta auditoria avalia completamente todas as informações financeiras, estrutura da organização, sistemas de controles internos, conformidade com leis e objetivos de negócios para fornecer uma visão global e precisa da conformidade da empresa.
  • Auditoria forense : são realizadas em investigações criminais com o objetivo de esclarecer os eventos ocorridos.
  • Auditoria fiscal : esta auditoria é realizada com o objetivo de garantir o cumprimento da legislação tributária, para que as empresas e organizações paguem seus tributos corretamente.
  • Auditoria financeira : também chamada de auditoria contábil. É responsável pela análise e revisão das demonstrações financeiras e pela elaboração de relatórios de acordo com os padrões contábeis estabelecidos.
  • Auditoria de recursos humanos : usado para revisar a força de trabalho, as necessidades da empresa e o gerenciamento de talentos.

Embora a priori muitas empresas ainda considerem a auditoria como algo negativo, um relatório a temer, a realidade é muito diferente. O auditor é um profissional chave que pode ajudar a melhorar o desempenho econômico nos processos de negócios, aumentando a produtividade e a eficiência.

By | 2018-10-11T18:22:03+00:00 August 25th, 2018|negocios|0 Comments

Leave A Comment